O preço do café atingiu um recorde histórico em janeiro de 2025. O aumento expressivo já impacta os consumidores brasileiros com o preço do café nos supermercados subindo 40% nos últimos 12 meses, conforme dados do IBGE. Essa alta torna o produto um dos itens que mais pesam no orçamento das famílias. O reajuste registrado em janeiro é o maior desde o início da série histórica em 1997, ficando atrás apenas de dezembro de 2021.
Indústria cafeeira teve alta maior que registrada nas gôndolas do supermercado e deve repassar parte do aumento de 2024 ao consumidor ainda neste primeiro trimestre. O preço do café no varejo cresceu em 110% nos últimos quatro anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Em 2024, o avanço no custo do grão para o consumidor foi de 37,4%, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (5).
Segundo a Associação, a perspectiva para este ano é de alta para consumidor nos próximos meses. Desde 2021, as safras de café têm sido afetadas por fatores climáticos prejudiciais que levaram a colheitas menores que pressionaram os preços com aumento da demanda global.
A alta no custo da matéria-prima foi de 224% entre 2021 e 2024. Pavel Cardoso, presidente da Abic, estima que mais repasses devem acontecer nos próximos dois meses. A produção de café do Brasil em 2025 deve atingir 51,8 milhões de sacas de 60 kg, uma queda de 4,4% em relação a 2024, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu primeiro levantamento para a safra.

Em uma semana, PM prende três pessoas por violência doméstica
Entre os dias 19 e 26 de abril, a Polícia Militar registrou a prisão de três pessoas por crimes relacionados à violência doméstica em Santana da Vargem.

Bia da Coopasv marca presença na Specialty Coffee Expo, nos EUA
A gerente geral da Coopasv, Beatriz de Souza Pereira (Bia), está participando da Specialty Coffee Expo, realizada em Houston, nos Estados Unidos. Considerado um dos maiores eventos globais do setor, a feira reúne oportunidades de networking, negócios e atualização sobre as principais tendências do mercado de cafés especiais.

Nova sede: Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo sairá do aluguel
A Prefeitura de Santana da Vargem segue com o compromisso de eliminar gastos com aluguéis e dar mais eficiência à gestão pública. Depois da mudança da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para a antiga creche, e da realocação da Emater para o Centro Administrativo Dona Niná, agora é a vez da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ganhar novo endereço.
Nossos Parceiros








