Começou nesta segunda-feira (03) a escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Diferentemente dos anos anteriores, o vencimento da primeira parcela será em fevereiro, e não mais no mês de janeiro. A mudança se deu após aprovação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A opção pela cota única dá desconto de 3% sobre o valor do imposto. A escala de vencimentos da primeira parcela ou o pagamento em cota única do IPVA 2025 vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final da placa do veículo. O proprietário que pagou em dia todos os débitos do automóvel nos anos de 2024 e 2023 ainda terá, automaticamente, uma dedução extra de 3% do programa “Bom Pagador”.
No estado, o tributo é calculado aplicando sobre a base de cálculo as seguintes alíquotas:
4% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários, caminhonetes cabine estendida e dupla.
3% – Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão.
2% – Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público (ex: táxi, escolar) comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel.
2% – Motocicletas e similares.
1% – Veículos de locadoras (pessoa jurídica).
1% – Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.
Se o carro for novo, a base de cálculo é o preço que consta na nota fiscal de venda. Por outro lado, se for usado, a referência é a tabela Fipe do fim do ano anterior ao da cobrança.
No caso dos automóveis com procedência estrangeira, a conta é feita a partir do preço registrado no documento de desembaraço aduaneiro, acrescido dos demais tributos e encargos, ainda que não recolhidos pelo importador.
A base de cálculo e o valor do imposto podem ser consultados no site da SEF, clicando em “IPVA” no menu “Tributos”, à direita da tela. Os proprietários de veículos que não concordarem com a cobrança têm até 15 dias corridos para enviar recurso à Secretaria de Fazenda. A expectativa de arrecadação em 2025 é de R$ 11,9 bilhões, um aumento de R$ 1,2 bilhão (12%) em relação a 2024.
Somente no ano passado, foram registradas mais de 4 mil ocorrências de golpes envolvendo IPVA em Minas Gerais. Em Santana da Vargem já foram 3 registros de pessoas que caíram em golpes.
Veja dicas da SEF-MG para evitar se tornar uma vítima dos criminosos:
– Para consultar valores ou fazer o pagamento do IPVA, acesse diretamente o site da SEF e confira se o endereço foi digitado corretamente (www.fazenda.mg.gov.br);
– Evite digitar palavras-chave, como “IPVA Minas Gerais”, nos buscadores, que podem direcionar para sites fraudulentos;
– Fique atento a ofertas de descontos – o máximo oferecido pela SEF é de 3% para pagamentos em cota única;
– Nunca cliques em links recebidos via aplicativo de mensagens, redes sociais ou e-mail;
– Descarte qualquer boleto de papel recebido em casa – a SEF não envia cobrança de IPVA pelos Correios;
– Antes de efetuar o pagamento via PIX, confira os dados do favorecido.

Pró-mananciais: Argemiro Galvão reúne com representantes da Copasa
Representantes da Copasa se reuniram com o Prefeito Argemiro Galvão e a subsecretária de Meio Ambiente, Thamyris Mendonça, para discutir o retorno do Programa de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais). O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade da água no município por meio da preservação das nascentes que abastecem o Ribeirão Santana.

Alunos realizam plantio de árvores às margens do Ribeirão Santana
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Doralice Mendonça Reis participaram do plantio de cerca de 50 mudas de ipê-amarelo nas margens do Ribeirão Santana. A ação faz parte de uma compensação ambiental realizada pela empresa Saag e tem como objetivo contribuir para a preservação e recuperação da vegetação local.

Santana da Vargem é contemplada com entrega de alevinos pelo programa “Nosso Peixe”
Pequenos produtores de Santana da Vargem foram beneficiados pelo programa “Nosso Peixe”, idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado, e com o respaldo do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Nossos Parceiros








