
Dia 24 de outubro parou a região para o Capebe Mulher 2025. Momento de motivação e valorização, 450 cooperadas da Capebe, esposas, mães, filhas e netas de cooperados comemoraram o mês das mulheres rurais. Interação, dança, dinâmicas e palestra motivacional proporcionaram muita leveza, espontaneidade, emoção e animação para as mulheres do Agro sentirem a importância que carregam na história de suas famílias e do Agronegócio.

“Vemos a força do Agro feminino. Há sensibilidade e muita organização. Somente em 2025, 40% dos novos cooperados são mulheres: 200 novas cooperadas. Em nosso quadro de colaboradoras, quase 50% das mulheres estão em cargos de liderança. Fiquei muito feliz pela presença de tantas cooperadas e da equipe do Santana Acontece, que vieram se motivar, relacionar, buscar conhecimento e inovações, em uma energia fantástica. Juntos, fazemos o crescimento das mulheres do Agro do Sul de Minas”, relatou o diretor Presidente Capebe, André Reis.

Outra novidade do Capebe Mulher 2025, a cooperativa homenageou produtoras de Cafés premiados no Concurso Mulheres do Café Capebe – Vozes Femininas e seis produtoras que contaram suas histórias de inspiração: Flávia Aparecida Cardoso, Lais Carvalho, Luciana Ribeiro, Maisa Helena Silva, Maria Aparecida Pereira, Maria Eunice Cunha, Maria Marcilene Andrade, Rosângela Aparecida Guedes e Tamires Dias.

“Participei do Capebe Mulher pelo segundo ano. Excelente evento que levanta o Agro e traz proximidade da mulher com o ramo. Parece que quando falamos do Agro, imaginamos os homens, mas o Capebe Mulher traz a importância de a mulher estar junto e também vimos lindas histórias das que estão à frente das produções. Acho muito importante, convido as cafeicultoras, esposas e filhas de cafeicultores, a participarem do Capebe Mulher 2026. Sozinhas, podemos vencer um jogo, mas juntas, vencemos o campeonato. Nossa força é a Capebe na lida do campo”, refletiu a cooperada Maiara Franciele Silva.

Mais uma vez, elas foram atendidas pelos responsáveis da programação e a primeira dinâmica aconteceu na aula de dança com Renan de Souza, educador físico e professor de Ritbox e Dança. Ao lado das colegas, a cooperada Vanessa Silva perdeu a timidez e aprendeu na prática o papel da dança na saúde física e mental, dois tópicos de atenção da Diretoria Capebe com os mais de nove mil cooperados.

“Vim pela primeira vez no ano passado e achei excelente. Este ano eu achei espetacular! O que mais gostei foi a aula do Renan: ele é maravilhoso. Foi um evento muito bom no geral, gostei muito da palestra. Está tudo de parabéns! Esperamos que no ano que vem seja melhor ainda. Eu acho muito importante o incentivo em animar as cooperadas, esses eventos são o diferencial da Capebe para nós. Vejo que a Capebe nos valoriza. No ano que vem, não percam as inscrições, fiquem atentas, venham e vocês vão amar o que a Capebe faz por nós. Se Deus quiser, eu estarei novamente”, afirmou Vanessa.

De acordo com o diretor Administrativo, João Ferreira Neto, é precioso o tempo que a Diretoria passa com as mulheres do Agro no Capebe Mulher, no intuito de estreitar laços em favor de projetos exclusivos das cooperadas. Segundo ele, esses projetos são pautas do Conselho de Administração desde o começo para capacitação e oportunidades de crescimento no Agro, via treinamentos, concursos e parcerias que apoiem uma produção de qualidade e lucro para elas.
“Foi um prazer, uma satisfação imensa em recebermos as cooperadas no Capebe Mulher 2025, em uma tarde tão maravilhosa e tão oportuna para estarmos juntos. Esse é o momento de ouvi-las e reconhecê-las na nossa cooperativa. Agradeço a presença das cooperadas das unidades, que tiraram um tempo precioso para estarem conosco. Agradeço também todo o time de colaboradores que não mediu esforços na realização de um evento para 450 mulheres”, enalteceu.

Mesmo com a superioridade masculina em quantidade de produtores rurais e líderes nas empresas do segmento, 1.7 milhão de mulheres já comandam ou codirigem estabelecimentos agropecuários no Brasil, totalmente dominados pelos homens antigamente; e 34% dos cargos de liderança nas corporações são preenchidos por mulheres. Nas cooperativas mineiras, 54,5% dos colaboradores são mulheres.

Desde 1963 no mercado, a Capebe presencia a entrada de profissionais de alto porte na coordenação de departamentos e de produtoras na gestão das propriedades, como nunca antes. Em somente dois anos, as estatísticas apontam aumento de mais de 40% no cadastro de novas cooperadas, número que convence ainda mais o diretor Comercial, Paulo Toledo, de que as estratégias da Diretoria são para a valorização e incentivo dessas produtoras no Agro.
“Mulheres do Agro, meninas do Agro e senhoras do Agro, é um prazer muito grande contar com a atuação de vocês na direção da Capebe. Nossas raízes vem de mulheres inspiradoras que ajudaram seus maridos a fundarem a cooperativa e agora temos aliadas no Agronegócio. Vocês são muitas, serão ainda mais e são orgulho para todos nós. Eu conheço muitas campeãs. Temos números que mostram por si só o tanto que as mulheres estão interessadas pelo Agro, uma coisa impressionante em dedicação e qualidade dos produtos. Preparamos o Capebe Mulher 2025 com todo o carinho. Muito obrigado por confiarem na Capebe, estamos de portas abertas para o que precisarem”, finaliza Paulo.

Na edição de 2025, mulheres que já participam do Capebe Mulher há várias edições trouxeram cooperadas que não conheciam o evento e muitos laços novos foram formados, entre produtoras rurais de todas as idades. Ao final do encontro, o Santana Acontece testemunhou que a região é lugar de mulheres do Agro batalhadoras e exemplares.


Enio Brito é eleito novo Presidente da APAE
O processo contou com a participação de membros da comunidade, que acompanharam a escolha dos representantes responsáveis por conduzir as atividades da entidade nos próximos anos.

PMMG lança documentário institucional em comemoração aos seus 250 anos
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou o documentário institucional: “Força do povo mineiro. A transformação de uma polícia que protege”. O documentário está disponibilizado no canal do YouTube da PMMG.

PM e Vigilância Epidemiológica realizam blitz educativa contra a dengue
A Polícia Militar, em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Santana da Vargem, promoveu na manhã do último sábado (29) uma blitz educativa na Praça Padre João Maciel Neiva, no centro da cidade.
Nossos Parceiros