E-mail: santanaacontece.sv@gmail.com

O preço do café atingiu um recorde histórico em janeiro de 2025. O aumento expressivo já impacta os consumidores brasileiros com o preço do café nos supermercados subindo 40% nos últimos 12 meses, conforme dados do IBGE. Essa alta torna o produto um dos itens que mais pesam no orçamento das famílias. O reajuste registrado em janeiro é o maior desde o início da série histórica em 1997, ficando atrás apenas de dezembro de 2021.

Indústria cafeeira teve alta maior que registrada nas gôndolas do supermercado e deve repassar parte do aumento de 2024 ao consumidor ainda neste primeiro trimestre. O preço do café no varejo cresceu em 110% nos últimos quatro anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Em 2024, o avanço no custo do grão para o consumidor foi de 37,4%, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (5).

Segundo a Associação, a perspectiva para este ano é de alta para consumidor nos próximos meses. Desde 2021, as safras de café têm sido afetadas por fatores climáticos prejudiciais que levaram a colheitas menores que pressionaram os preços com aumento da demanda global.

A alta no custo da matéria-prima foi de 224% entre 2021 e 2024. Pavel Cardoso, presidente da Abic, estima que mais repasses devem acontecer nos próximos dois meses. A produção de café do Brasil em 2025 deve atingir 51,8 milhões de sacas de 60 kg, uma queda de 4,4% em relação a 2024, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu primeiro levantamento para a safra.

SEC vence CRC e segue invicto na Copa Rei Pelé

O Santana Esporte Clube (SEC) conquistou mais uma importante vitória na Copa Rei Pelé. Em jogo válido pela primeira fase da competição, realizado na cidade de Campo do Meio, o time vargense superou o CRC pelo placar de 1 a 0, mantendo-se invicto no campeonato.

Leia Mais »

Nossos Parceiros